O Sofrimento de Nascer
生れ出 づる悩み

    
Página Anterior
Página 6
Próxima Página


5章

ツタの葉ラインツタの葉ライン  

   O incidente aconteceu no mês de março de de alguns anos atrás e foi uma das mais amargas experiencias que você teve na sua vida. 
    Quando o barco-guia soltou um sinal que indica “Retornar ao porto imediatamente!”, os pescadores que estavam trabalhando já preocupados com a mudança de tempo, imediatamente começaram a recolher as linhas de palangre
(*1), porém, a tempestade chegou muito rápido e a situação ficou perigosíssima em questão de poucos minutos. Coube então, ao comandante de cada barco, a tomar decisão de cortar as linhas de palangre para poder voltar quanto mais cedo para o porto.
   - Caramba, de novo vamos ter despesas!
Seu pai lamentou o que tinha que fazer para retornar logo. Logo em seguida ele ordenou a você cortar as linhas de palangre. A tempestade já estava dominando todo o mar. Ventos violentos misturados com a neve estavam soprando de toda direção. Ondas triangulares se formavam e colidiam uma contra outra como se estivessem brigando entre si e transformavam as ondas triangulares em ondas de espumas brancas. Os ventos agressivos arrancavam as cristas das ondas que caiam em cima do barco como avalanche. As neves densas que também vinham de toda direção, dificultava os pescadores de ficarem com os olhos abertos e competiam com as ondas, para ver quem é mais agressivo.
    As neves densas ora perseguiam ondas, ora corriam das ondas, parecendo pequenos demônios irados, dançavam provocando e saltitavam para direita e para esquerda, para cima e para baixo. Os pedaços de neves que caem transformam em neblina densa e voam mais veloz que as flechas logo acima das ondas do mar.

(*) Palangre: Também é conhecido como pesca com espinel, trole ou páter-nóster. Constituído por uma linha principal, forte e comprida, de onde dependem outras linhas secundárias mais curtas e em grande número, a intervalos regulares, onde cada uma termina num anzol. Para saber mais sobre a pesca clique aqui.


押し寄せる荒波 Ondas bravas batendo na encosta
時化の画像


    Em cima do barco, você se move para a proa quase rastejando sobre o convés molhado e liso por causa da neve e água. Segura o anel de ferro da corda de amarração com a mão esquerda, e com uma bússola na mão direita e grita para o comandante do barco - seu pai - que está no leme, a direção que o barco tem que seguir. Os dois pescadores empregados pegam dois bambus compridos, e amarram bem com cordas em ângulo perpendicular do barco em ambos os bordos. Esses bambus aumenta a estabilidade do barco e pode evitar que o tombe com a onda grande. O seu irmão, segurando a corda da vela e levanta ou abaixa a vela conforme ordem do seu pai que está segurando o leme.
   A tempestade não dá trégua, mesmo no meio da luta para sobrevivência de todos, as ondas continuam inundando o barco, obrigando ao resto dos tripulantes pegarem os baldes de bambu para tirarem a água do fundo do casco e jogarem para fora sem descansar, do contrário barco afundaria. Eles gritam sem parar, para se comunicarem e agirem rapidamente, os tons dos gritos deles são tensos e nervosos, mas faziam sentir uma certa segurança, pois sabiam que estavam lutando sincronizados para sobreviverem.  
   - Este bordo!
   - Vamos para direita!
   - É para direita, para direita!
   - Amarre firme a corda da vela!
   - Não está enxergando outros barcos? Se achar, vamos ajuntar com eles!
    O vento violento que vinha soprando de qualquer direção, agora começou a soprarde uma única direção e com isso, as ondas triangulares que até então parecia que só se agitavam sem motivo, começaram a se transformar em ondas gigantes e começou aproximar rapidamente por trás do barco.  
    - Lá vem a onda!
    Os cinco tripulantes que já estavam tensos, se prepararam para o que vier com tensão ainda mais aumentada. O barco que deslisava velozmente até então, perdeu rapidamente a velocidade, parecia que estava sendo sugado paratrás pela onda gigante que estava se aproximando e a popa do barco se levantou. Os objetos que estavam soltos dentro do barco deslizavam para frente e os pescadores tinham que agarrar firme em alguma coisa fixa para não perderem o equilíbrio.
    No momento seguinte, sentiram-se que o barco flutuou por um instante, mas logo ele escorregou direto para o precipício que a onda gigante criou. Ouviram-se um enorme estrondo e no momento posterior, o paredão da onda com espumas brancas desabou em cima do barco. No meio do pânico e confusão, barco foi envolto com espumas parecidos com a fervura, olhando para frente viram que a onda gigante que se desabou sobre o barco estava afastando como um pesadelo passageira. Mas nem tiveram tempo de suspirar, pois por trás estava vindo uma outra onda gigante. Alguém gritou.
    - Cuidado!
Quase simultâneamenete, ouviram um barulho que alguma coisa quebrou. Com instintivamente você olhou para trás e viu mastro quebrado na sua base e caindo com pano de vela enrolado.


 

    三角波は船舶にとってたいへん危険だ Ondas Triangulares são muito perigosas
   三角波画像

      Num fração de segundo, você viu rosto do seu irmão assustado, olhos dele parece que iam sair para fora. Você moveu rapidamente desviando do mastro que ia cair em cima de você. Outros pescadores estavam gritando apavorados e estavam tentando pegar nos remos, porém foi um esforço em vão, pois  arco estava sendo sacudido e nada podiam fazer.
    Enquanto a vela está em pé, eles tinham certeza absoluta que não iam deixar barco virar, entretanto sem vela eles não sabiam o que fazer. Pior, com o barco sem força para navegar, nem o leme não funcionava, o barco ficou à deriva da tempestade no meio do mar, sacudindo e sendo levado para qualquer direção.
    O barco teve sorte de não tombar com a primeira onda gigante. A segunda e terceira onda gigante também milacrosamente conseguiu aguentar, mas quando eles viram a quarta onda, a mais gigante entre as que viram até então, os pescadores pressentiram o que iria acontecer. 
    A onda gigante aproximava como uma montanha negra se movendo. No seu topo enxergava crista de onda branca parecida com o fogo acendendo e apagando. A montanha de água aumentava seu tamanho conforme aproximava. Até mesmo o vento violento foi impedido de soprar devido ao paredão que a onda formava. Um silêncio arrepiante dominou por instante.
Sem os meios para mudar o seu rumo, nem para a direção da onda gigante, o barco ficou sucumbido.
    O enorme onda aproximou ao máximo e repentinamente se ergueu ainda mais como uma fera que ataca com toda força a sua presa. Em seguida a gigantesca onda desabou sobre o barco como um avalanche. No instante seguinte, seu corpo estava sendo quase esmagado pelas espumas da onda gigante, mas logo agiu, tentou agarrar no barco que tombou. Seu irmão caído também no mar, estava tentando agarrar na beira do barco, mas essa parte do casco era muito liso, ele tentou várias vezes mas não estava conseguindo. Você gritou alguma palavra para o seu irmão e ele também respondeu gritando, mas o barulho da tempestade impediu de compreender o que cada um tentava falar, só se viam abrindo e fechando a boca.
    Depois da onda gigante, vieram várias ondas relativamente pequenas, entretanto, essas ondas erguia e abaixava o barco, atrapalhando assim, de vocês agarrarem no casco do barco e vocês tinham que ficar flutuando entre as ondas. Seu casaco grosso de attus (*1) estava encharcado e pesado como casaco feito de ferro, mas você se mexia ininterruptamente os braços e pés para não afundar, e ao mesmo tempo sua cabeça estava pensando rapidamente em como escapar da morte iminente. Aparentemente você parece que estava apavorado com a situação, mas por dentro, inexplicavelmente
sentia bem calmo que você mesmo ficou surpreso.

(*1) roupa confeccionada com tecidos de ulmus laciniata ou de tilia japonica. アツシ.

Ondas gigantes 巨大な波    
巨大な波画像

     O céu, o mar, o barco, seu raciocínio, tudo estava agitado, mas seu coração estava tão calmo e pensava “Não vou morrer!”. Você estava determinado, um pensamento que pode ser considerado estranho nessa situação. Esse pensamento, talvez tenha vindo da conclusão lógica baseado no instinto de sobrevivência nata, que dizia “Não quero morrer”, “Quero viver”, “Enquanto tiver chance de viver, quero viver” e “Não vou morrer”. Esse pensamento que vem do instinto, um pensamento poderoso de comparado o de um animal, trazia calma no fundo do seu coração.  
    Impulsionado por poder do instinto, você estava lutando para revirar o barco. Outros quatro pescadores também pensavam mesma coisa e lutando contra as dificuldades aproximaram se de você, pegaram na beira do casco de barco e começaram tentar revirar o barco juntos.
    - Vamos outra vez, um, dois e três!
    Seu pai gritou alto para sincronizar o trabalho e todo tentaram de novo. Nessa hora, talvez pode se dizer que foi uma ajuda divina, veio uma onda grande e bateu na lateral do barco e o barco virou 180 graus e voltou a sua posição normal. Dentro do barco estava cheia de água, quase até a borda, mas estava flutuando sem problema. Porém, quando o barco revirou, os cinco tripulantes afundaram alguns metros sob água, mas logo tentaram subir até superfície e sair da água, entretanto, o peso dos casacos molhados impediram de fazer isso, então todos ainda estavam no meio da água gelada. Se agarrarem no bordo para subir, havia risco de barco tombar de novo.  
    O homem, quando está correndo risco de vida, seu instinto faz agir inimaginavelmente rápido. Entre os cinco pescadores que estavam juntos flutuando num lado do barco, os dois nadaram rapidamente para outro lado, sincronizaram os movimentos e soltando os gritos em uníssono para sincronizar o movimento e conseguiram colocar meio corpo sobre o barco. Apesar de metade do corpo ainda estarem debaixo da água, todos sentiram aliviados, mas logo em seguida todos demonstraram alívio misturado com emição – você jamais esqueceria aquela cena. Eram rostos que em seguida podia chorar de alegria ou cair na gargalhada parecido com a de louco 
Você jamais esqueceria aquela imagem.
    Esse drama emocionante aconteceu num cenário severíssimo, no qual a natureza mostrou toda sua ira. A neve não parava, mar furioso e as nuvens voavam esfregando a superfície do mar. Diante de ira da natureza o homem nem sequer tem significado, é pior que um grão de pó. A existência do homem é totalmente ignorado.
Entretanto, mesmo assim, vocês reivindicaram teimosamente a sua existência, apesar de as neves, os ventos e as ondas haviam lhes ignorado. 




荒波を被る灯台

 

    As ondas grandes continuavam passar por barco sem parar. Todos vocês estavam imersos até a cintura com a água inundada dentro do barco. Mas cada um de vocês pegava alguma coisa que restou no barco para tentar sobreviver. Um achou o remo, outro encontrou a plancha de madeira, alguém pegou a concha de madeira com cabo e outro encontrou um cabo longo de escova. Com a ferramenta que encontraram, cada um começou fazer seu trabalho, para abrir o caminho da sobrevivência, remando e tirando água do fundo de barco.
  Mas a tempestade não dava trégua. Vento forte continuava soprando e o que se enxergava era somente as ondas bravas. A situação era tão desesperadora que, mesmo os pescadores tão experientes como eles, que normalmente descobrem rapidamente a direção correta no mar, ficaram perdidos e não conseguia apontar direção certa a seguir. Estavam tudo em caos.

Ler a continuação



 船画像


 

All Right Reserved.   Todos Direitos Reservados 


ツタの葉ラインツタの葉ライン



 

inserted by FC2 system