日本語  

 Estágio no Japão e Mais Oportunidades de Emprego


 Realize seu objetivo de fazer estágio nas universidades do Japão, estágio da JICA para adquirir conhecimentos e técnicas especializadas para se tornar funcionário mais capacitado, ou então, conseguir melhoria na qualidade/produtividade do seu negócio!
  A  Escola Modelo oferece curso de japonês ideal para você realizar seu sonho!  

日本留学画像

Segue abaixo, onde você pode obter melhores informações sobre sobre bolsa de estudo nas universidades (inclusive, pós-graduação) e estágios nas empresas japonesas.

矢印 JET Programme - Programa Japonês de Intercâmbio e Ensino
  Programa de intercâmbio e ensino do governo japonês
  Informações:  http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/jetprogramme.html
                 
JICA横浜の画像
矢印 ASEBEX - Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão
 Asebex é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de congregar pessoas que se aperfeiçoaram ou se especializaram por meio de treinamentos e de pesquisas acadêmicas no Japão. (fonte: Asebex)
 Informações: http://www.asebex.org.br/
矢印 JICA -  Agência de Cooperação Internacional do Japão
 JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apóia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento.
  Informações:
 http://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/trainings/index.html
JICA研修生の画像


 Alunos que Fizeram Estágio no Japão e Conseguiram Emprego na Empresa Japonesa


西島レアンドロ画像

Leandro começou estudar japonês quando entrou na USP.
Uma das razões que o motivou ele a estudar japonês foi seu interesse pela cultura pop japonesa.  Lançou o objetivo de fazer estágio no Japão, para aprender mais sobre a cultura japonesa. Depois de estudar 9 anos o japonês, realizou seu sonho de fazer estágio no Japão em 2013. E agora ele está fazendo o pós-graduação na universidade do Japãoi. Veja a seguir, a entrevista com ele.

EM (Escola Modelo)Com quantos anos de idade você começou a estudar o japonês e por que
       resolveu estudar?
Leandro:Comecei a estudar o japonês a partir dos 19 anos, quando me ingressei no curso de línguas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Eu comecei  a estudar o japonês por vários motivos. Quando estudava no ensino médio, comecei a ter interesse pelo Japão, seja pela cultura, pela literatura ou pela cultura pop japonesa. Desde então comecei a pensar em estudar japonês, mas por causa do vestibular não consegui começar nessa época. O fato de ser nikkey também foi um dos motivos pelo qual comecei.
EM:   O que você achou das aulas da Escola Modelo?
Leandro:Estudei apenas por 6 meses na Escola Modelo. Como eram aulas voltadas para prestar Nível 1 do Exame de Proficiência de Língua Japonesa, no começo fiquei espantado e achei a aula difícil. Os cursos de japonês que havia feito anteriormente eram ministrados metade em português e metade em japonês, mas parando para pensar, um curso ministrado todo em japonês acabou sendo uma boa experiência para mim e me ajudou muito a evoluir.
EM:   Quando você começou o estágio na universidade do Japão?
Leandro:A primeira vez que fiz intercâmbio na Universidade da Prefeitura de Aichi foi em 2013, por 6 meses. Naquela época, como eu era um aluno do quarto ano do curso de Letras-Japonês da USP, fui como intercambista. Depois, voltei ao Brasil para me formar e em 2014 prestei o exame para Bolsa de Mestrado da JICA(*). E em 2015 passei a frequentar a mesma universidade como aluno pesquisador e em fevereiro de 2016 prestei a prova de mestrado, passei e desde abril do mesmo ano, estou no curso de mestrado.
EM:   O que você está estudando nessa universidade?
Leandro:Sou um aluno do Curso de Estudos Internacionais - Estudos Japoneses, e estou estudando sociologia. O mestrado dura 2 anos, mas como fiquei 1 ano como estudante pesquisador, ao todo serão 3 anos.
EM:  Nos conte sobre seu objetivo para futuro.
Leandro:Estou pensando em fazer o doutorado depois de terminar o mestrado. Não decidi ainda se farei no Japão ou no Brasil, mas meu objetivo é fazer pesquisas relacionadas ao Japão.
EM:   Gostariamos que deixasse uma mensagem para os jovens que estão estudando japonês.
Leandro:Não somente em relação ao estudo de japonês, mas quando for começar qualquer coisa, é desejável ter consistência. Mesmo quando as coisas não estiverem ido bem, não tem problema, fazer só aquilo que for possível nesse momento. Se fizer isso, aos poucos as coisas vão melhorar. Mesmo agora, ainda tenho muito o que aprender de japonês, mas sinto que estou crescendo a cada ano que passa.
EM:   Muito obrigado pela entrevista. Desejamos que o estudo no Japão abra um futuro promissor!

          (* Veja neste site mais informações sobre Bolsa de Estudo da JICA.)

ポップカルチャー画像

          (Esta entrevista foi realizada em junho de 2016)


佐藤エドアルド画像

EM (Entrevistador):O que motivou você a estudar no Curso de Japonês para Negócios
             na Escola Modelo?
Sato:Como trabalho numa empresa japonesa, senti que preciso me aperfeiçoar o meu
                 japonês. Pesquisei na internet e achei esse curos que achei que seria ideal para
                 meu objetivo.
EM:      O que você está achando das aulas do curso?
Sato:A metodologia utilizada nas aulas são bem interessantes, pois, posso utilizar o que
                 aprendo nas aulas na prática e no dia dia.
                  Além disso, o professôr tem muitas experiências profissionais nas empresas
                  japonesas, e isso facilita muito o entendimento.
EM:      Em maio deste ano você vai fazer o estágio pela JICA(*) no Japão.
             O que você irá aprender nesse estágio e o que mais pretende fazer no Japão?
Sato:Me interessei por curso de "Kaizen" e "5S"., pois são ferramentas que posso aplicar
                 no meu trabalho e melhorar os processos internos da empresa, e o fato de estar
                 em contato com a cultura japonesa e idioma japonês, será de grande valia e
                 experiência para vida toda.
                 Além do estágio, tenho interesse de visitar os principais pontos turísticos do
                 Japão e  experimentar o máximo da curinária japonesa.
EM:      Muito obrigado. Desejamos sucesso do estágio e desfruite a cultura do Japão!

     (Entrevista foi realizada em Abril de 2016)
富士山と新幹線画像

Continuação:
Clique em baixo para ler a entrevista com Eduardo Sato que ficou um mês no Japão! 

ブルーナ篠原画像

EM(Entrevistador):Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar por conseguir um emprego que era seu sonho. Mas, por que você quis trabalhar na área de traduçãp?
Bruna:Muito obrigada. Trabalhar na área de tradução era meu sonho desde criança. Pois eu sempre gostei de estudar as línguas japonesa e inglesa. Além disso, eu queria aproveitar o estudo de japonês que tive no Japão. A experiência de ter vivido no Japão teve uma grande influência na minha vida, e portanto, mesmo após ter me retornado ao Brasil, sempre sonhei em trabalhar, onde posso aproveitar meus conhecimentos em japonês e em ambiente de trabalho onde posso me sentir a cultura japonesa.
EM:Você já estuda 3 anos no Curso para Tradutores. Então, nos diga, em que parte do seu atual trabalho a aprendizagem do curso está sendo aproveitado.
Bruna:Nesse curso, eu aprendi, além do básico para a tradução, estou aprendendo técnicas de tradução, através da tradução de notícias, tradução de obras literárias, etc. Aprendemos a aperfeiçoar a tradução, procurando termos mais adequados e também como escrever melhor o texto.
EM:A partir de 2015, você começou a fazer também o Curso de Japonês para Negócios. Por que resolveu fazer este curso?
Bruna:O motivo pelo qual resolvi fazer o Curos de Japonês para Negócios, foi porque eu não sabia usar "keigo" (linguagem formal) corretamente, pois voltei ao Brasil antes de aprender keigo.
Além disso, a empresa onde eu trabalho é japonesa, e portanto, saber falar bem o keigo é indispensável. É por esta razão que decidi fazer o curso.
EM:Qual é o seu objetivo daqui para frente?
Bruna:Quero me esforçar bastante neste novo emprego aprendendo mais e mais, para me tornar uma tradutora de primeira.
EM:Muito obrigado pela entrevista. Desejamos sucesso no novo emprego!

舞妓さん画像

(Essa entrevista foi realizada em Março de 2015)

マイケル画像

 O encontro de Michael com a língua japonesa foi, quando ele viu pela primeira vez a Katakana (um dos silabários japonês).
  Ele estudou ao todo 6 anos o japonês, 2 ultimos anos na Escola Modelo.
Ao mesmo tempo que ele cursava a faculdade, ele viajava todo fim de semana de São Paulo até Mogi das Cruzes, gastando mais de 1 hora e meia, para estudar na Escola Modelo. Mas valeu seu esforço, pois ele conseguiu uma bolsa de estudo para fazer estágio na universidade do Japão. Veja a seguir, entrevista com Michael.

EM (Entrevistador):O que fez você a se interessar em estudar o japonês?
Michael:Há duas grandes razões que me motivou a estudar o japonês.
Um porque, desde pequeno sempre gostava de me desafiar as coisas difíceis. Aprender a língua japonesa acho que foi um dos desafios mais difíceis que enfrentei até agora, mas foi também, ao mesmo tempo, um dos momentos mais feliz da minha vida. Outro motivo foi porque, a menina que eu gostava era nikkei (descendente japonês) e ela estudava também japonês. Aí resolvi estudar junto.Bem, apesar que a minha paixão não foi correspondida... (riso)
EM:Por que escolheu estudar na universidade do Japão?
Michael:Depois que comecei a aprender o japonês, conheci músicas japonesas e comecei a gostar de animés e mangás. Desta forma, gradativamente foi crescendo meu interesse por Japão e então lancei o objetivo de fazer estágio na universidade do Japão.
EM:Você vai estudar na qual universidade?
Michael:Vou estudar na Faculdade Internacional de Agricultura e Estudo de Alimentos, que é um dos cursos da Universidade Tokyo de Agricultura.
EM:Agora nos conte o seu próximo objetivo.
Michael:O sonho de ir ao Japão está sendo realidado.
Como eu gosto muito da biologia molecular, futuramente gostaria de trabalhar com a pesquisa na área de biotecnologia.
EM:Parabéns pela realização do seu sonho e gostaríamos de desejar sucesso no estudo na universidade do Japão!

ブック画像

(Essa entrevista foi realizada em Outubro de 2014)

高橋カリーナ画像

EM (Entrevistador): Qual foi o motivo que a levou a começar estudar japonês de novo?
Karina:Resolvi começar a estudar de novo, pois está chegando muitas empresas japonesas no Brasil, e portanto, se eu dominasse bem a língua japonesa, além do inglês que domino, achei que teria melhores chances de encontrar um bom emprego.
EM:O que você está achando da Escola Modelo?
Karina:Acho uma ótima escola. Como o professôr entende bem tanto japonês como o português, posso entender melhor e isso ajuda muito na aprendizagem.
EM:Podera-nos dizer, como o fato de entender a língua japonesa ajudou te ajudou a encontrar bom emprego?
Karina:Hoje em dia, a maioria dos jovens tem diploma de faculdade. Portanto, o que traz diferencial na hora de procurar emprego é saber outras idiomas. Neste quisito, o fato de eu estar aprimorando japonês na Escola Modelo me ajudou muito para conseguir um emprego desejado.
EM:Muito obrigado pela entrevista. Desejamos sucesso no novo emprego!

マンガ画像


          (Essa entrevista foi realizada em Dezembro de 2014)


  


   phone-icons Tel 11-4791-2022    FAX 11-4791-2267    E-Mail
 
Google
Pesquisa no WWW Pesquisa no Site


MENU

PLANETA SUSTENTÁVEL

画像1画像2 画像3 画像4 画像5

LINKS

OBRAS TRADUZIDAS

「注文の多い料理店」のポルトガル語訳

「七羽のからす」の日本語訳

 

「グスコーブドリの伝記」の日本語訳

SITES INTERESSANTES

マンガと小説のサイト Site de Manga e Novelas japonesas

美しい日本語の紹介ビデオです

 

日本語を学んでいる人たちと教師の交流ブログ

CÓDIGO QR


modeloko news



 

inserted by FC2 system