Para falar a verdade, eu nem sei qual “eu” que é eu de verdade.
Quando
eu acabar de ler todos livros disponíveis que me deu as
idéias e opiniões até então e se depois
não encontrar mais os livros para me seguir o que
eu faço? Acho que ficarei perdida. Quando isso
acontecer, devo ficar meio deprimida e ficarei assoando o nariz o tempo
todo, sem necessidade, pois sou uma garota que fica pensando essas
coisas boba todos dias no trem.
Sei que não
posso continuar assim. Eu sinto que meu corpo está estranhamente
quente e sinto até mal por isso. Eu tenho que fazer alguma
coisa, devo buscar algo, mas eu não sei como fazer para me
encontrar. As autocríticas que fiz até agora, são
todo sem muito significado, pois, toda vez que eu fazia
autocrítica e percebo meus pontos negativos, fico com pena de
mim mesmo, me acho coitadinha (por ter defeitos), me consolo e no final
concluo: “Não adianta salvar os galhos e folhas se isso resulta
em matar a árvore”. Realmente eu não tenho jeito mesmo.
Nessa revista que estou lendo agora, também há
artigo especial entitulada “Defeitos de Mulheres Jovens” e
vários especialistas do assunto estão comentando. Pior
que, todos esses comentários está falando de mim
(dos meus defeitos!) e fico envergonhada. Aqui (na revista) diz que uma
pessoa tola sempre fala e faz coisas tolas e uma pessoa que
aparece elegante numa fotografia, até mesmo suas palavras
são elegantes.
Os religiosos logo falam de fé ao Deus, os
educadores falam do começo ao fim sobre gratidão, os
políticos logo usam poemas chinesas e os escritores são
vaidosos e usam palavras bem polidas.
Mas as coisas
são realmente assim mesmo! Eu fui lendo e fiquei dando risada
baixinha. Mas, concluindo, todos cometaristas estão dizendo
coisas boas e úteis. “Falta de individualidade", "falta de
profundidade do caráter", "ter esperança correta" e "ter
ambição correta". Estar longe desses atitudes,
significa não ter nenhum ideal. Se autocritica mas não
faz nada, não tem iniciativa para aplicar esses conselhos
na sua vida. Não faz reflexão, não tem
autoconciência, falta de amor próprio e falta de respeito
a si mesmo. Se é capaz de assumir toda responsabilidade ao tomar
uma atitude com coragem. É capaz de se adaptar bem ao estilo de
vida do ambiente que se vive, mas não tem amor com a sua
própria vida nem pelas pessoas que vivem ao seu redor.
Não tem modéstia no seu sentido verdadeiro, falta de
criatividade e só vive de imitação. Falta o
sentimento autêntico de amor, tenta ser elegante, mas peca
na elegância, etc, etc.” Há coisas que me acertou em
cheio, isso não posso negar.
Mas o que eu
senti sinceramente, depois de lês todos os cometários
e opiniões dos especialistas escritas nessa revista, é a
sensação de que todas essas palavras foram escritas
com otimismo demais, sem muito sentimento, escrito só para
preencher as páginas. Esses comentaristas usam muito o adjetivo
“o verdadeiro significado de ...” e “originalmente”. Entretanto, pecam
em detalhar o que seria o “verdadeiro amor”, a “verdadeira
consciencia”. Pode ser que eles sabem o que são essas coisas,
mas se sabem por que não nos indicam a direção
correta que podemos seguir, em simples palavras, baseado na
experiência deles? Pois tenho certeza que isso ajudaria
muito as leitoras, pois, nós jovens não aprendemos e
não sabemos ainda como expressar o sentimento de amor. Portanto,
em vez de ficar falando “não se deve fazer isso” ou “não
se age assim”, fale simplesmente “faça isso” ou “age assim” com
convicção que nós seguiríamos essas
orientações. Será que eles não tem
convicção nas suas palavras? Pode ser que esses
comentaristas nem sempre falam desse jeito, pode ser que falam
oportunamente.
Por outro lado, eles criticam
jovens dizendo que nós não possuímos
esperança correta nem ambição correta, mas se
nós seguíssemos as orientações e
agíssemos para buscar o ideal correto, será que eles
nós acompanharão e darão assistencias
necessárias?
Nós sabemos, ainda que meio
vagamente, onde queremos chegar, lugares maravilhosas que queremos ir.
Desejamos ter uma vida melhor, ter esperança e
ambição correta. Ao mesmo tempo, desejamos ansiosamente,
ter uma fé inabalável onde possamos-nos apoiar. Mas
se uma garota tentar realizar todas essas coisas na sua vida, com
certeza precisará de enorme esforço. Para complicar essa
realização, nós não podemos
contrariar opiniões dos pais e dos irmãos.
(Bem, eu sempre estou dizendo que eles são antiquados e tem
cabeças duras, mas nunca deixei de respeitar os experientes de
vida, idosos e casados, aliás, sempre valorizri opinião
deles)
Há
também parentes que tem relação muito
próxima com a minha família. Há conhecidos e há amigos. Há também a
influência da sociedade, uma força que não posso
ignorar, que atinge diretamente ou indiretamente a gente. Quando se
considera todas essas forças e influências, não
posso ficar só pensando ingênuamente em desenvolver a
minha individualidade.
Bom, considerando essa realidade, talvez
seja mais inteligente seguir caminho da vida comum que a maioria
seguem, sem alardes e ter também uma vida comum. Eu acho um
absurdo e até cruel, aplicar a edução seletiva para o público em geral.
fasshon das
garotas (1939) 昭和14年頃の女学生の服装 (参考サイト)
Comecei a perceber
também, conforme fui me crescendo, que há uma grande
diferença entre educação moral que se aprende nas aulas da escola e
aquele que é válido e aplicado
na sociedade.
Se você seguir fielmente a
educação moral que se aprendeu na escola, quando se sai
na sociedade será visto como um tolo, as vezes até como um
esquisito. Não conseguirá se suceder na vida e sempre
será pobre. Será que existe pessoa que nunca mentiu? Se
existir, essa pessoa será eterna derrotada, perdedora.
Eu tenho um parente que vive exatamente assim, muito correto, tem fé
absoluta sobre moral e sempre vivendo em busca do ideal. Entretanto,
todos meus parentes falam mal dessa pessoa e tratam como uma tola. Se
fosse eu, jamais conseguiria viver contrariando minha mãe e meus
parentes, só para insistir na minha opinião, sabendo que
serei desprezada e derrotada. Tenho medo de ficar assim. Quando
eu era criança, as vezes a minha opinião era diferente
das outras, aí eu perguntava porque era diferente para a
mãe. Mas quando eu perguntava isso, a minha mãe ficava brava comigo e
respondia
curto, “Você parece menina má!”. Parece que ela ficava triste quando eu
tinha opinião
diferente da maioria das pessoas.
Já fiz a mesma perguntas para o pai também. Na
hora ele não me disse
nada e só ficou sorrindo. Mas fiquei sabendo que depois ele
disse a mãe que eu sou uma menina que tem pensamento anormal. Conforme
fui me crescendo, fui ficando cada vez mais receosa, chegando a ponto
de pensar bastante até mesmo para confeccionar minha roupa. Eu tenho
meus gostos
sobre vestimentas e quero vestir roupa do meu
gosto, mas quando eu imagino as reações (talvez negativas) das
pessoas quando eu uso roupa do meu gosto, não consigo nem
mandar confeccionar ou comprar uma roupa de meu gosto.
Sempre penso em me
tornar uma garota que todos acham que sou uma boa garota. Mas por outro
lado fico imaginado eu agindo (vergonhosamente) subserviente diante de
muitas pessoas. Aí, eu estarei falando coisas que nem tenho
vontade de dizer na verdade, só para agradar as pessoas e as
vezes até falando mentiras, pois sei que isso com certeza me trará
vantagens. Obviamente, eu detestarei eu ser assim. Torço e desejo
ardentemente que a mudança de moral da sociedade, pois se isso
acontecer, não sentirei subservicente nem terei que
viver só agradando outras.
“Olha, tem vaga no banco!” Rapidamente tiro materiais da escola e
guarda-chuva da prateleira de cima da janela e me sento.
Na minha
direta tem um estudante da escola média (中学) e à esquerda tem
uma mulher com bebê coberto de nen-neko hanten (ねんねこ半纏 casaco
curto usado para proteger o bebê nas costas ) nas suas costas. A mulher
já é meia velha mas está com maqueagem grossa e
com corte de cabelo que está na moda! Bom, ela tem um rosto
até que bonita, mas tem rugas pretas na sua garganta que estraga
tudo. É tão desprezível que dá até
vontade de bater!
É estranho, pois a gente tem
pensamento diferente quando está em pé e quando
está sentada. Quando fico sentada, parece que sinto desamparada
e só fico pensando nas coisas letárgicas. No banco da
frente estão sentados alguns homens que parecem
assalariados, de mesma faixa etária, também
letárgicos. Eles devem ter uns 30 anos. Eu detesto todos esses
caras, eles têm olhos meio mortos e não vejo nenhum
ânimo. Mas, se eu sorrisse por acaso para um desses caras, só por
causa disso pode ser que o meu destino mude a partir de então e poderá
até ser arrastado para uma
vida trágica de ter de casr com esse cara! Pois é,
para mulher mudar o seu destino, só basta sorrir. Que
horror, é arrepiante! Tenho que tomar muito cuidado.
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ほんとうに私は、どれが本当の自分だかわからない。読む本がなくなって、真似するお手本がなんにも見つからなくなった時には、私は、いったい
どうするだろう。手も足も出ない、萎縮(いしゅく)の態で、むやみに鼻をかんでばかりいるかも知れない。何しろ電車の中で、毎日こんなにふらふら考えてい
るばかりでは、だめだ。からだに、厭な温かさが残って、やりきれない。
何かしなければ、どうにかしなければと思うのだが、どうしたら、自分をはっきり掴つ
かめるのか。これまでの私の自己批判なんて、まるで意味ないものだったと思う。批判をしてみて、厭な、弱いところに気附くと、すぐそれに甘くおぼれて、い
たわって、角つのをためて牛を殺すのはよくない、などと結論するのだから、批判も何もあったものでない。何も考えない方が、むしろ良心的だ。
Revista femenina antiga 昔の女性誌
この雑誌にも、「若い女の欠点」という見出しで、いろんな人が書いて在る。読んでいるうちに、自分のことを言われたような気がして恥ずかしい気にもな
る。それに書く人、人によって、ふだんばかだと思っている人は、そのとおりに、ばかの感じがするようなことを言っているし、写真で見て、おしゃれの感じの
する人は、おしゃれの言葉遣いをしているので、可笑おかしくて、ときどきくすくす笑いながら読んで行く。
宗教家は、すぐに信仰を持ち出すし、教育家は、始
めから終りまで恩、恩、と書いてある。政治家は、漢詩を持ち出す。作家は、気取って、おしゃれな言葉を使っている。しょっている。
でも、みん
な、なかなか確実なことばかり書いてある。個性の無いこと。深味の無いこと。正しい希望、正しい野心、そんなものから遠く離れている事。つまり、理想の無
いこと。批判はあっても、自分の生活に直接むすびつける積極性の無いこと。無反省。本当の自覚、自愛、自重がない。勇気のある行動をしても、
そのあらゆる結果について、責任が持てるかどうか。自分の周囲の生活様式には順応し、これを処理することに巧みであるが、自分、ならびに自分の周囲の生活
に、正しい強い愛情を持っていない。本当の意味の謙遜がない。独創性にとぼしい。模倣だけだ。人間本来の「愛」の感覚が欠如してしまっている。お上品ぶっ
ていながら、気品がない。そのほか、たくさんのことが書かれている。本当に、読んでいて、はっとすることが多い。決して否定できない。
けれども
ここに書かれてある言葉全部が、なんだか、楽観的な、この人たちの普段の気持とは離れて、ただ書いてみたというような感じがする。「本当の意味
の」とか、「本来の」とかいう形容詞がたくさんあるけれど、「本当の」愛、「本当の」自覚、とは、どんなものか、はっきり手にとるようには書かれていな
い。 この人たちには、わかっているのかも知れない。それならば、もっと具体的に、ただ一言、右へ行け、左へ行け、と、ただ一言、権威をもって指で示してく
れたほうが、どんなに有難ありがたいかわからない。私たち、愛の表現の方針を見失ってい
るのだから、あれもいけない、これもいけない、と言わずに、こうしろ、ああしろ、と強い力で言いつけてくれたら、私たち、みんな、そのとおりにする。誰も
自信が無いのかしら。ここに意見を発表している人たちも、いつでも、どんな場合にでも、こんな意見を持っている、というわけでは無いのかもしれない。
正し
い希望、正しい野心を持っていない、と叱って居られるけれども、そんなら私たち、正しい理想を追って行動した場合、この人たちはどこまでも私たちを見守
り、導いていってくれるだろうか。
私たちには、自身の行くべき最善の場所、行きたく思う美しい場所、自身を伸ばして行くべき場所、おぼろげながら判っている。よい生活を持ちたいと思って
いる。それこそ正しい希望、野心を持っている。頼れるだけの動かない信念をも持ちたいと、あせっている。しかし、これら全部、娘なら娘としての生活の上に
具現しようとかかったら、どんなに努力が必要なことだろう。お母さん、お父さん、姉、兄たちの考えかたもある。(口だけでは、やれ古いのなんのって言うけ
れども、決して人生の先輩、老人、既婚の人たちを軽蔑なんかしていない。それどころか、いつでも二目にもくも三目さんもくも
置いているはずだ)始終生活と関係のある親類というものも、ある。知人もある。友達もある。それから、いつも大きな力で私たちを押し流す「世の中」という
ものもあるのだ。これらすべての事を思ったり見たり考えたりすると、自分の個性を伸ばすどころの騒ぎではない。
まあ、まあ目立たずに、普通の多くの人たち
の通る路をだまって進んで行くのが、一ばん利巧なのでしょうくらいに思わずにはいられない。少数者への教育を、全般へ施ほどこすなんて、ずいぶんむごいこ
とだとも思われる。
学校の修身と、世の中の掟おきてと、 すごく違っているのが、だんだん大きくなるにつれてわかって来た。
学
校の修身を絶対に守っていると、その人はばかを見る。変人と言われる。出世しないで、
いつも貧乏だ。嘘をつかない人なんて、あるかしら。あったら、その人は、永遠に敗北者だ。私の肉親関係のうちにも、ひとり、行い正しく、固い信念を持っ
て、理想を追及してそれこそ本当の意味で生きているひとがあるのだけれど、親類のひとみんな、そのひとを悪く言っている。馬鹿あつかいしている。私なん
か、そんな馬鹿あつかいされて敗北するのがわかっていながら、お母さんや皆に反対してまで自分の考えかたを伸ばすことは、できない。おっかないのだ。小さ
い時分には、私も、自分の気持とひとの気持と全く違ってしまったときには、お母さんに、
「なぜ?」と聴きいたものだ。そのときには、お母さんは、何か一言ひとことで
片づけて、そうして怒ったものだ。悪い、不良みたいだ、と言って、お母さんは悲しがっていたようだった。
お
父さんに言ったこともある。お父さんは、そのと
きただ黙って笑っていた。そしてあとでお母さんに「中心はずれの子だ」とおっしゃっていたそうだ。だんだん大きくなるにつれて、私は、おっかなびっくりに
なってしまった。洋服いちまい作るのにも、人々の思惑を考えるようになってしまった。自分の個性みたいなものを、本当は、こっそり愛しているのだけれど
も、愛して行きたいとは思うのだけど、それをはっきり自分のものとして体現するのは、おっかないのだ。
人々が、よいと思う娘になろうといつも思う。たくさ
んの人たちが集まったとき、どんなに自分は卑屈になることだろう。口に出したくも無いことを、気持と全然はなれたことを、嘘ついてペチャペチャやってい
る。そのほうが得とくだ、得だと思うからなのだ。いやなことだと思う。早く道徳が一変するときが来ればよいと思う。そうすると、こんな卑屈さも、また自分
のためでなく、人の思惑のために毎日をポタポタ生活することも無くなるだろう。
おや、あそこ、席が空いた。いそいで網棚から、
お道具と傘をおろし、すばやく割りこむ。右隣は中学生、左隣は、子供背負ってねんねこ着ているおばさん。おばさんは、年よりのくせに厚化粧をして、髪を流
行まきにしている。顔は綺麗なのだけれど、のどの所に皺(しわ) が黒く寄っていて、あさましく、ぶってやりたいほど厭だった。
人間は、立っているときと、坐っ
ているときと、まるっきり考えることが違って来る。坐っていると、なんだか頼りない、無気力なことばかり考える。私と向かい合っている席には、四、五人、
同じ年齢とし恰好のサラリイマンが、ぼんやり坐っている。三十ぐらいであろうか。みんな、いやだ。眼が、どろんと濁っている。覇気はきが
無い。けれども、私がいま、このうちの誰かひとりに、にっこり笑って見せると、たったそれだけで私は、ずるずる引きずられて、その人と結婚しなければなら
ぬ破目におちるかも知れないのだ。女は、自分の運命を決するのに、微笑一つでたくさんなのだ。おそろしい。不思議なくらいだ。気をつけよう。
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