2- Oficina de Tipografia 

汽車の画像

Página Anterior                                                                                                              Próxima Página

páginas11PáPPáPágina  13 4 5 6 7 8 9

 
   Quando Giovanni ia passar pelo portão da escola, avistou um grupo de rapazes da mesma classe reunidos no canto do pátio da escola onde havia um pé de cereja. Eram mais ou menos 7 a 8 rapazes, e entre eles estava também o Campanella. Parece que eles estavam conversando como iriam pegar os karasu-uris (trichosanthes cucumeroides) que utilizariam para acender as luzes azuis dentro e soltariam no rio à noite, pois hoje era o dia de Festival das Estrelas. 


カラスウリ画像



   Mas Giovanni só levantou sua mão para cumprimentá-los e sem se importar com o grupo saiu da escola e continuou andando.
Nas ruas, as casas já estavam enfeitadas para Festival das Estrelas, com várias bolinhas de teixo japonês penduradas e galhos de ciprestes com as luzes acesas. 
Giovanni não seguiu caminha para sua casa, dobrou terceira esquina e entrou numa oficina de tipografia.  

  Ele cumprimentou ao homem de camisa branca larga que estava sentando num balcão alto ao lado da porta de entrada. Geiovanni tirou seus sapatos, abriu a porta grande e entrou na sala das máquinas. Ainda não era noite, mas todas as lâmpadas da sala das máquinas estavam acesas. 
Alí tinha várias prensas rotativas que estavam funcionando a todo vapor. Na sala haviam vários operários trabalhando. Algum deles estavam com bandana ou chapéu tipo abajur na cabeça. Eles pareciam que cantavam alguma canção ou liam ou contavam ealguma coisa e trabalhavam sem parar.




印刷所画像

    
 
 
  Givanni se dirigiu ao homem que estava sentado na terceira mesa e o cumprimentou.
O homem respondeu ao cumprimento de Giovanni e começou a mexer na prateleira atrás dele, pegou uma folha com textos e disse entregando ao Giovanni:
- Você consegue montar este texto?
- Sim senhor!
Respondeu Giovanni. Logo em seguida ele pegou uma caixa de fundo raso, foi até o canto de uma parede onde era bem iluminada com várias lâmpadas, se agachou e começou a pegar um por um com uma pinça, os tipos (os letras feitas de metal ) bem miúdas da magazine e montar na placa matriz. Um operário com avental azul passou por trás do Givanni e disse:
- Bom dia, Senhor Lupa!
Os operários que estavam próximos deram risadas cínicas mas nem olharam para o Giovanni.
Giovanni foi pegando as letras miúdas e enxugou por várias vezes os seus olhos. 
 

  

印刷所画像



   Quando o relógio bateu 6 horas da tarde, Giovanni pegou a caixa de fundo raso cheios de letras montadas e as comparou com a folha que tinha em mãos. Após verificação levou para o homem da mesa. O homem não disse nada, apenas pegou a caixa rasa que Giovanni lhe entregou, deu uma conferida rápida e acenou levemente a sua cabeça.
Giovanni o agradeceu ele, abriu a porta e voltou até o balcão alto ao lado da porta de entrada. O  homem de camisa branca larga também não disse nada e entregou uma moeda de prata na mão de Giovanni.
A feição do Giovanni mudou de repente. Ele agradeceu animado, pegou a sua bolsa de escola que havia deixado debaixo do balcão e saiu para rua. Ele foi andando assoviando alegremente até a padaria. Comprou um pão, um pacote de açúcar e saiu correndo com toda toda velocidade.  

Nota: tipografia: Pequenos paralelepípedos de metal com relevos de letras e símbolos
que são utilizados para impressão de letras no papel.    


活字拾い画像


(continua...)


Página Anterior                                                                                        Próxima Pagina 


páginas Páginas  13 4 5 6 7 8 9

 Site Oficial da Escola Modelo de Língua Japonesa de Mogi das Cruzes

Copyright (C)  Todos Direitos Reservados.   
inserted by FC2 system