Capítulo 6 

VULCÃO SAMMUTORI   

páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9
    

     No dia seguinte, após chegarem à cidade de Sanmutori, os dois escalaram o vulcão Sanmuroti quase até o topo, onde havia uma cabana –  era uma estação de observação - com as máquinas e equipamentos para as medições.
O local que a cabana se encontrava era onde a borda externa da antiga cratera do vulcão estava desmoronado em direção ao mar. 
    Olhando pela janela da cabana, o mar enxergava como várias listas azuis e cinzas e no meio destas listas os navios atravessavam soltando fumaças pretas e deixando rastros cor de prata para trás.
O engenheiro Pennen analisou sem falar nada os dados coletados pelos equipamentos de medições e disse a Budori:
 
- Em quantos dias você acha que este vulcão irá entrar em  erupção?
 
- Acredito que não levará nem um mês.
 
- Eu acho que não levará nem 10 dias. Temos que agir depressa, se não será tarde demais. Eu acho que essa parte voltada para o mar  é mais frágil.
E ele apontou o seu dedo para campina situada na na parte superior de uma vale que se localizava na encosta do vulcão Sammutori. Uma nuvem passava por cima dessa campina e cobria com sua sombra.
 
- Naquele local, só há duas camadas de lavas. O resto é camada de cinza vulcânica e rochas. Além disso, para chegarmos até lá, podemos aproveitar estrada existente que segue até uma fazenda, o que facilitará muito o nosso trabalho para transportar os equipamentos. Eu vou solicitar imediatamente o equipe de trabalho.
O engenheiro Pennem começou enviar mensagem para o Departamento de Vulcanologia de Ihatov. Nessa hora, ouviram-se um ruído parecido com murmúrio debaixo do solo e a estação de observação começou a se sacudiu fazendo rangido na sua estrutura.
Pennem levantou-se da cadeira em frente do rádio transmissor e disse a Budori:
 
- O Departamento me respondeu que vão nos mandar imediatamente um equipe de trabalho. Bem, a gente está falando que é equipe de trabalho, mas na verdade é quase um “esquadrão suicida”. Te confesso que até hoje nunca passei por uma situação tão perigosa como essa!
 
- Será que conseguirão terminar o trabalho dentro de 10 dias?
 
- Tenho certeza que conseguirão. Levarão 3 dias para a instalação dos equipamentos e mais 5 dias para puxar os fios elétricos da usina elétrica da cidade de Sanmutori até o local que será explodida.
O engenheiro Pennem ficou calculando contando com seus dedos e depois parece que se sentiu aliviado e disse ao Budori com aquele seu jeito calmo dele de sempre.
 
- Bem, Sr. Budori, vamos ferver a água e tomar chá. Não há como não apreciar essa linda paisagem tomando uma xícara de chá gostoso!
Budori acendeu fog ãozinho de alcool que trouxe e começou esquentar a água.
No céu começou surgir nuvens e parece que o sol já se pôs, o mar mudou sua cor para cor de cinza e as ondas brancas começaram bater no sopé do vulcão.

外輪山


   A o olhar pela janela, Budori viu aquele dirig ível estranho que vira outro dia na escola da cidade de Ihatov estava aproximado. O engenheiro Pennen deu um salto e disse:
 
- Olha, o Dr Kubo está chegando!
E ele saiu da cabana para receber o Dr.Kubo. Budori seguiu atrás e saiu para fora também. O dirigível já havia chegado em cima de uma grande rocha que ficava próximo a cabana e o Dr. Kubo que tem estatura alta, pulou do seu dirigível para cima da rocha e ficou procurando uma fenda na rocha para prender o dirigível. Logo consegui achar fenda , prendeu seu dirigível e desceu da rocha e apareceu na frente de dois.
 
- Olá, amigos, vim tomar chá! Como é, está sacudindo muito?
Disse Dr.Kubo, sorrindo. O engenheiro Pennen respondeu:
 
- Ainda não está sacudindo muito não. Mas está caindo muitas pedras de cima.
Justo nessa hora, o vulcão parece que se enfureceu repentinamente e começou fazer ruído. Budori se sentiu que tudo ficou azul por momento, mas era uma ilusão instantânea.
O vulcão continuou tremendo, Dr. Kubo e o engenheiro Pennen ficaram agachados e se apoiavam na rocha. Até mesmo o dirigível do Dr. Kubo balançava como se estivesse balançando sobre ondas grandes no mar.
  
Quando o tremor da terra parou, Dr. Kubo se levantou e rápidamente entrou na estação de observação. Dentro da cabana, as xícaras de chá haviam caídos e o fogão de alcool continuava com chama azul acesa.
Dr. Kubo verificou minuciosamente todos os equipamentos, depois se dirigiu para engenheiro Pennen e ficou conversando sobre a situação do vulcão. No final da conversa ele disse:
 
- Temos que terminar de construir todas as usinas maremotrizes no pr óximo ano. Se conseguirmos, mesmo que aconteça no futuro o que está acontecendo aqui, poderemos iniciar rápidamente o nosso trabalho de atenuação da erupção do vulcão e também poderemos fazer chover fertilizantes do céu, que traria grandes benefícios para as plantações dos campos pantanosos que o Sr. Budori nos contou, que o pessoal da lavoura estão enfrentando problemas sérios.
O engenheiro Pennen acrescentou:
 
- Se conseguirmos concluir as construções das usinas maremotrizes, ninguém jamais terão de temer das secas no futuro.
Ao ouvir estas palavras, Budori sentiu uma grande emo ção no seu coração e achou que até o vulcão balançava junto para compatilhar a emoção dele. Na verdade, justo nesse instante houve uma outra sacudida forte e Budori havia sido jogado no chão. O Dr. Kubo disse:
 
- Opa, essa sacudiu bem! Esse deve ter sentido até na cidade de Sammutori!
Engenheiro Pennnen disse:
 
- O epicentro desse tremor deve ser localizar aproximadamente  1Km ao norte daqui, à 700 metros de profundidade. Acho que deve ter caído uma enorme rocha que tem 60 a 70 vezes o temanho dessa cabana no meio lava. Entretanto, para que o gás vulcanico rompa a ultima camada de rocha do vulcão para explodir, o vulcão deve engolir pelo menos 100 ou 200 rochas enormes desse porte.
O Dr. Kubo ficou pensando por um tempo e disse:
 
- Bom, acho que eu vou indo. Até breve, amigos!
Ele saiu da cabana, subiu na rocha onde havia parado seu dirigível, subiu nele e já saiu voando.
O engenheiro Pennen e Budori ficaram olhando o Dr.Kubo despedindo deles balançando a lanterna de cima do dirigível. O dirigível rápidamente desapareceu por trás do cume do vulcão e sumiu da vista.
Depois voltaram para cabana e continuaram o trabalho de observação das atividades do vulcão e descansaram revesando.

鉄塔


   
N o dia seguinte, quando amanheceu e chegou o equipe de trabalho no sopé do vulcão, Pennen deixou Budori na estação de observação e desceu até a campina que havia mostrado ontem para Budori.
Quando o vento vinha da direção do sopé para pico, poderia até escutar as vozes dos homens e os barulhos dos materiais sendo descarregados dos caminhões, como se etivessem acontecendo bem próximo.
  
O engenheiro Pennen informava constantemente a Budori, sobre o andamento do trabalho que está sendo feito e perguntava para Budori a situação do vulcão, que estava sendo acompanhada pela medição de emissão de gases e mudança na forma do vulcão.
  
A partir deste dia, por durante 3 dias, ningu ém teve sequer um instante de descanso, nem tempo para dormir, todos trabalharam ininterruptamente em meio a frequente tremor e ruído do vulcão. E no quarto dia, logo de manhã, Budori recebeu comunicado do Pennen.
 
- Sr. Budori, aqui está tudo pronto. Pegue suas coisas e desça logo. Mas antes, dê uma ultima olhada nos equipamentos de medição e não esqueça de trazer todos registros. Pois essa cabana irá desaparecer hoje à tarde!
Budori seguiu as instruções do Pennen, desceu vulcão e foi ao encontro com o Pennen e equipe na campina. 
    No local
havia sido construido uma torre de ferro. Esses materiais eram aqueles que Budori vira no depósito do Departamento de Vulcanologia em Ihatov.
Junto com a torre, todos os equipamentos já estavam instalados e pronto para ser acionados.
   O engenheiro Pennen parecia estar muito exausto. Os homens da equipe também estavam todos com rosto meio pálido e deu para perceber que estavam muito tensos e cansados. Mesmo assim, ao verem Budori, eles cumprimentaram com sorrisos. Pennen viu Budori se aproximando e disse:
 
- Oh, você chegou! Então, vamos bater em retirada. Pessoal, se aprontem e subam no carro!
Toda equipe, rápidamente entraram nos 20 carros. O comboio  saiu correndo velozmente em direção a cidade de Sammutori.
Quando o comboio chegou num
ponto que ficava à meia distancia entre vulcão e cidade de Sammutori, Pennnen mandou parar o comboio e ordenou:
 
- Vamos montar as tendas aqui e descansar!
Todos estavam muito exaustos, sem dizer uma palavra seguiram a ordem do engenheiro Pennen,  montaram tendas e dormiram.
À tarde do mesmo dia, o engenheiro que estava conversando com algu
ém com rádio transmissor, largou o rádio na mesa e disse:
 
- Pessoal, o fio elétrico foi intalado e ligado!
E olhou para Budori e falou:
 
- Sr. Budori, vamos detonar!
O engenheiro Pennen apertou o botão do detonador de controle à distância. Todos saíram das tendas e ficaram olhando para a encosta do vulcão Sammutori.
   O campo estava cheia de lírios brancos e no horizonte desse lindo campoavistava o vulcão Sammutori.

白百合の草原のかなたの火山


   De repente, o lado direito da base do vulcão balançou, soltou uma fumaça preta que logo foi subindo para o céu e foi se espalhando, criando forma de um cogumelo.
E do local que houve a explosão, começou correr lavas douradas, que na medida que foi descendo a encosta foi se abrindo como um leque e foi se despejando no mar.
Logo escutaram enorme estrondo da explosão. O impacto foi tão forte que sacudiu o campo de lírios brancos como ondas do mar e quase derrubaram os homens que estavam olhando o vulcão. Em seguida soprou um vento.
 
- Conseguimos!
 
- Deu certo!
Todos gritaram apontando para a explosão causada por explosivos que eles intalaram.
A essa hora, a coluna de fumaça do vulcão Sammutori estava se espalhando rápidamente pelo céu escurecendo-o. Logo, começou cair monte de pedriscos quentes em todos lugares. Todos ficaram observando esse cenário de dentro da tenda.
O engenheiro Pennen olhou para seu relógio e disse:
 
- Sr. Budori, deu tudo certo. Não haverá mais perigo para a cidade de Sammutori. Acho que só cairá pouco de cinzas vulcanicas.
Os periscos que estavam caindo começou diminuir e agora só estava caindo as cinzas, mas este também foi diminuindo com passar do tempo.
Quando constataram que não há mais risco, todos saíram para fora da tenda. Parecia que campo inteiro foi pintado de cinza. O chão estava coberto de cinzas vulcanicas de mais de um polegada de espessura. As flores de lírios foram todas derrubadas e estavam completamente cobertas de cinzas. A cor do céu tinha se mudado para um verde estranho.
  No sopé do vulcão Sammutori foi criando uma pequena elevação e a coluna de fumaça saía daí. Antes de anoitecer, a equipe escalou de novo no vulcão, pisando nas cinzas e pedriscos e instalaram de novo os equipamentos de medição e retornaram para cidade.


Nota: *1 macarrão japonês feito a base de farinha de trigo serraceno.

(continua...)


Voltar a pagina anterior             Ir para proxima pagina

páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 Esta é uma tradução da obra "Gusko Budori no Denki(グスコーブドリの伝記)" do escritor japonês Kenji Miyazawa (1896-1933), feita por alunos do Curso de Formação de Tradutores da Escola Modelo de Língua Japonesa de Mogi das Cruzes. A obra original em japonês poderá ser lida aqui.

 Alunos que colaboraram na tradução:   Bruna Eimy Sinowara, Paula Tahara Pereira, Rafael Yukio Matsui

Coordenação e Revisão feita por: Prof. Kenji Ogawa

Mogi das Cruzes, 10 de abril de 2015

 Site Oficial da Escola Modelo de Língua Japonesa de Mogi das Cruzes


 
Copyright (C) 2015 Todos Direitos Reservados.   
inserted by FC2 system