inserted by FC2 system


走れメロスタイトル   

    メロス本文を読むための画像


     
    太宰治画像Sobre a Obra:
    "Corra, Melos!"(走れメロス) é uma das obras do famoso escritor japonês Osamu Dazai (太宰治  1909-1948). O texto original em japonês pode ser lido neste site.
    "Corra, Melos!", é uma obra curta que conta a história de Melos que, mesmo sabendo que será condenado a morte, lutou para preservar a amizade e através da sua atitude, consegue o rei a aprender a importância de confiar nas pessoas. 

     Segundo comentário do Kazuo Dan(檀一雄) , que foi amigo do escritor, o Osamu Dazai deve ter idéia dessa obra, baseado num episódio que aconteceu com ele.
    Teve época em que Osamu ficou hospedado por longo tempo num ryokan (hotel estilo japonês) da cidade de Atami, cujo proprietário era amigo do Osamu. A esposa de Osamu ficou muito preocupada e pediu para que Dan fosse visitar Osamu e entregou-lhe dinheiro para passagem de ida e volta mais despesas de hospedagem do marido.
     Ao receber a visita de Dan, Osamu ficou muito feliz e junto com ele começou sair todos os dias para beber sake (bebida alcoólica japonesa) nos botecos. Logo eles gastaram todo o dinheiro, aliás, faltou dinheiro para pagar despesas de hospedagem e contas nos botecos. Conclusão, Osamu ficou com dívidas e ele tinha que pagar de qualquer jeito. Resolveu então, pedir para o seu amigo Dan ficar como "garantia" (refém?) no lugar de Osamu e ele foi até cidade de Tokyo, onde morava seu mestre de literatura, o Masuji Ibuse (井伏鱒二),  para pedir dinheiro emprestado para poder quitar a dívida. 
     Após esperar alguns dias, Dan cansou de esperar por Osamu que nunca voltava, pediu permissão para o dono do hotel e boteco, e saiu para procurar o Osamu.
    Quando Dan chegou na casa do Ibuse que Osamu havia dito que iria para pedir dinheiro emprestado, Osamu e conhecido dele estava jogando xadrez japonês (shogui).
    O Dan ficou furioso com essa folga dele. Aí, Osamu explicou a Dan que, ele já devia muitos favores a esse conhecido, e portanto ficou com receio de pedir um novo favor a ele, e com isso passou alguns esperando por uma oportunidade para pedir dinheiro emprestado. E Osamu disse a Dan:
    - O que é mais difícil, é esperar por alguém que não volta, ou aquele que deixa-o esperar?
     Quando, posteriormente "Coora, Melos!" foi publicado, Dan achou que aquele episódio deve ter contribuído para escrever a psicologia dos personagens do romance. (fonte: Wikipedia)


    Biografia do Autor:
     Osamu Dazai nasceu na província de Aomori, numa família rica da regão. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance e a partir daí começou seguir a carreira de escritor. A partir de 1933, começou publicar várias obras nas revistas. Foi indicado como candidato ao Premio Akutagawa-Sho, um dos premios literários mais respeitado do Japão, mas nunca chegou a receber, devido a regra do premio de excluir candidato nomeado anteriormente.
    (Episodios sobre o escritor de forte impacto. Se nao deseja ler, pode pular essa parte. Caso queira ler, clique no lêr ▼lêr
    ★Dazai sofria de transtorno de personalidade limítrofe, que causava forte obsessão com o suicídio, que inclusive tentou por várias vezes o suicídio não sucedido, mas finalmente, em 13 de junho de 1948, aos 39 anos de idade suicidou juntamente com a sua amante. Havia rumores que diziam que Dazai se suicidou porque ele sofria com um filho que tinha síndrome de Down, outros diziam que era por causa do problema de saúde do Dazai. Mas, posteriormente foi encontrado o seu testamento com assinatura dele, onde havia escrito "Fiquei com tédio de escrever. Por isso estou morrendo...".   ★ esconder 
     Osamu Dazai faleceu aos 39 anos, em Tokyo.
    Entre obras mais famosas pode ser citada, além de "Corra, Melos!", "Desqualificado como Ser Humano"(人間失格), "As Cem Paisagens com Monte Fuji"(富嶽百景), "Um Apelo Urgente"(駈込み訴え), "Pôr-do-Sol"(斜陽).
     

    葉っぱライン


    Colaboraram na tradução, seguintes alunos do Curso para Formação de Tradutores
    da Escola Modelo da Língua Japonesa de Mogi das Cruzes:

                    Bruna Eimy Sinowara
                    Eduardo Kenzo Ichihara,
                    Paula Tahara Pereira
                    Rafael Yukio Matsui. 

    Revisão feita por: Bruna Eimy Shinowara
                              Prof. Kenji Ogawa

    Coordenação:  Prof. Kenji Ogawa 


     

    メロス本文を読むための画像


     

    Mogi das Cruzes, 30 de julho de 2015

     Site Oficial da Escola Modelo de Língua Japonesa de Mogi das Cruzes